Receba promoções diretamente em seu e-mail.

Pitada Carioca

 Bruschetta de rosbife, “hummus” de feijão Branco e rúcula.

Quando tenho vontade de comer uma bruschetta, vou direto na Prima Bruschetteria, que fica na Rua Rainha Guilhermina 95, loja C, Leblon. Convenci os chefs Cristiano Lanna (foto) e Erik Nako a compartilhar uma das concorridas receitas do cardápio da casa na #pitadacarioca. Confira aqui uma delícia que você pode tentar fazer em casa:


Bruschetta de rosbife, “hummus” de feijão Branco e rúcula
Por Cristiano Lanna e Erik Nako, Prima Bruschetteria

Rendimento
10 a 12 bruschettas

Ingredientes
“Hummus” de feijão branco
250g de feijão branco
4 colheres de chá de bicarbonato de sódio
50g de tahine
50ml de suco de limão
3 dentes de alho descascados
sal e pimenta do reino a gosto

Carpaccio de rosbife
250g de lagarto redondo
azeite
sal e pimenta do reino a gosto

Bruschettas
12 fatias de pão italiano
2 dentes de alho descascados
36 fatias de carpaccio de rosbife
300g do “hummus” de feijão branco
1 molho de rúcula
azeite extravirgem
sal e pimenta

Modo de preparo
“Hummus” de feijão branco: Deixe o feijão de molho durante uma noite com metade do bicarbonato. No dia seguinte, escorra e coloque numa panela com água a uns 5cm acima dos grãos. Espere ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 30min (o feijão precisa ficar bem mole mesmo). Mexa de vez em quando, para que suas cascas se soltem. Com uma peneira, mexa delicadamente para ir retirando o excesso de cascas que se descolam e a espuma que se forma na superfície. Escorra, mas guarde a água de cozimento. Bata o feijão no processador com o dente de alho, o suco de limão e a tahini, para formar uma pasta bem lisa. Adicione quanto for necessário de água e sal para dar textura e sabor. A textura da pasta quente sempre será mais líquida do que o resultado depois de esfriar; então, deixe um pouco mais líquido do que deseja. Tempere com sal e pimenta e deixe na geladeira até a hora de usar.

Carpaccio de rosbife: Tempere o lagarto com sal e pimenta. Em uma frigideira bem quente, doure-o de todos os lados, deixando-o ainda cru por dentro. Deixe esfriar, enrole em filme plástico e leve ao congelador até que esteja começando a endurecer, mas sem congelar. Esse é o ponto certo de fatiá-lo. Usando uma faca afiada ou uma faca de pão, fatie o rosbife o mais fino que conseguir.

Finalização: Torre os pães em uma grelha de ferro, na torradeira ou no forninho elétrico, até que fiquem levemente dourados, esfregue-os com alho, cubra-os com uma colherada de “hummus” de feijão branco. Apoie sobre o “hummus” algumas fatias do rosbife e folhas de rúcula. Tempere com sal e pimenta, regue com azeite extravirgem e sirva. Bom apetite!

imprimir