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Nutricionista Fernanda Machado Soares

 Carnes Suína

 Pouca gordura e muita proteína
Antigamente, quando não havia produção de óleos vegetais no Brasil, se utilizava a banha de porco como gordura para cozinhar. Para isso era necessário um porco gordo, que comesse tudo que visse pela frente, e pesasse até 300Kg. Mas isso mudou! Hoje em dia, os porcos são criados em ambientes com higiene controlada, alimentação adequada, e pesam no máximo 110Kg.
Por conta disso a carne suína ficou 80% menos gordurosa, e ainda passa por cinco inspeções antes de ser declarada pronta para consumo.
IDEAL PARA – controlar a pressão arterial


Partes do porco:
• LOMBO: carne magra, fonte de vitaminas do complexo B, fósforo, potássio e zinco.
IDEAL PARA: dietas de emagrecimento

• FILE MIGNON: carne macia e rica em ferro, zinco e vitaminas do complexo B.
IDEAL PARA: Idosos e praticantes de atividade física

• SOBREPALETA: considerada carne magra e rica em vitamina B1.
IDEAL PARA: aumento da força muscular

• COSTELA: contem 300Kcal e menos de 10g de gordura em uma porção de 100g.
IDEAL PARA: aumento de peso corporal (evitar desnutrição)

• PERNIL: retirando-se a gordura externa, esse corte se torna magro e saudável, rico em vitaminas essenciais ao corpo humano.
IDEAL PARA: combater a fadiga
 

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